quarta-feira, 25 de junho de 2008

Nossa Senhora do Carmo

JULHO SE COMEMORA A MÃE DE JESUS E NOSSA,
COM O TÍTULO DE NOSSA SENHORA DO CARMO.
(Diác. Edson & Maria Alice)
"A devoção do Escapulário do Carmo fez descer sobre o mundo copiosa chuva de graças espirituais e temporais". (Pio XII, 6/8/50)
Aqui na arquidiocese de Natal não tem nenhuma Igreja dedicada a Ela. Porém, tem-se visto muitas pessoas devotas da Senhora do Carmo pelo uso do seu Escapulário. Usa-se o Escapulário de forma errada. Com a medalha onde se encontra a face de Jesus usando na parte da frente do corpo. O uso correto é o contrário. Jesus nas costas e a Virgem na frente.
O Escapulário ou Bentinho do Carmo é um sinal externo de devoção mariana, que consiste na consagração à Santíssima Virgem Maria. O escapulário do Carmo é um sacramental. No dizer do Vaticano II, "um sinal sagrado, segundo o modelo dos sacramentos, por intermédio do qual significam efeitos, sobretudo espirituais, que se obtêm pela intercessão da Igreja". (S.C. 60)
Só pode benzer e impor Escapulário quem estiver revestido de ordem sacra, ou seja, sacerdotes e/ou diáconos. O Monte Carmelo, na Palestina, é o lugar sagrado do Antigo e Novo Testamento. É o Monte em que o Profeta Elias evidencia a existência e a presença do Deus verdadeiro. É no Monte Carmelo que a tradição colocou a origem da Ordem Carmelitana.
Foi então que recorreu com muita confiança à proteção de Nossa Senhora. Na noite de 16 de julho de 1251, no Convento de Cambridge, Inglaterra, assim rezava São Simão Stock na sua cela: "Flor do Carmelo, Vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar!". Terminada esta prece, levanta os olhos marejados de lágrimas, vê a cela encher se, subitamente, de luz. Rodeada de anjos, apareceu lhe a Virgem Santíssima, revestida de esplendor, trazendo nas mãos o Escapulário dizendo a São Simão Stock, com inexprimível ternura maternal: "Recebe, filho queridíssimo, este Escapulário de tua Ordem como sinal peculiar de minha fraternidade, como privilégio para ti e para todos os Carmelitas. Quem morrer revestido dele não sofrerá o fogo eterno. Eis um sinal de salvação, de proteção nos perigos, eis uma aliança de paz e de eterna amizade".
Nossa Senhora voltou ao céu e o Escapulário permaneceu como sinal de Maria. Na última aparição de Lourdes e de Fátima, Nossa Senhora traz o Escapulário.

Nenhum comentário: